• dezembro

    15

    2017
  • 422
  • 0
Cuidados ao descongelar o sêmen para inseminação artificial

Cuidados ao descongelar o sêmen para inseminação artificial

Explicamos anteriormente as vantagens do uso do descongelador de sêmen automático para o processo de inseminação artificial. Hoje a dica do blog da WTA para os profissionais vai um pouco mais além, visando informar sobre os cuidados ao descongelar o sêmen para a inseminação artificial ser bem-sucedida.

Certifique-se que o seu botijão criogênico está funcionando corretamente

Antes de iniciar o processo de preparo para a inseminação, é importante certificar-se de que está tudo em ordem com o botijão criogênico, que armazena todo o material genético que será usado na IA. Tenha cuidado com a manipulação do mesmo, pois se entrar ar nesse botijão ele pode começar a trocar temperatura com o ambiente externo e prejudicar todo o sêmen a ser usado. Por isso meça o nível de nitrogênio do botijão com frequência.

Organize seus instrumentos no campo, antes de retirar a palheta do botijão

Como a montagem da palheta/bainha/aplicador é um processo rápido, é muito importante que você organize uma área de trabalho, para otimizar o seu tempo e deixar tudo disposto de forma prática.

Veja o tipo de palheta que você irá usar, se é a fina ou a média, retire-a do botijão e coloque-a no descongelador automático. O descongelador levará cerca de 30 segundos para aquecer a palheta a uma temperatura ajustada entre 35ºC a 37ºC.

Após esse descongelamento, os espermatozoides já começam a gastar sua energia, por isso a montagem do aplicador precisa de precisão e prática.

Proteja a palheta com um papel

Muitos profissionais em campo acabam se esquecendo da função do papel, na hora de retirar a palheta do descongelador. Porém, usar o papel para proteger a palheta de sêmen da luz e também para secá-la é importante para conservar ainda mais a mobilidade dos espermatozoides, pois tanto a luz quanto a água são espermicidas e podem interferir na dose usada.

Com a sua mão esquerda segure a bainha dentro do pacote higienizado, coloque a dose de sêmen e venha com o aplicador na sequência. Quando o aplicador englobar toda a dose solte o papel e faça a introdução do aplicador até sentir o início da tensão. Porém, cuidado para não empurrar demais o aplicador e desperdiçar dose de sêmen dentro do pacote de bainhas.

Depois disso você pode introduzir o aplicador no animal com a vulva higienizada e realizar a inseminação com segurança.

Gostou de nossas dicas? Esses foram os cuidados ao descongelar o sêmen que preparamos exclusivamente para nossos leitores. Se você tem dúvidas ou sugestões sobre o dia a dia do profissional que está em campo realizando a IA deixe nos comentários!

 

 

 

LEAVE A COMMENT

You comment will be published within 24 hours.

Cancel reply

COST CALCULATOR

Use our form to estimate the initial cost of renovation or installation.

REQUEST A QUOTE
Latest Posts
Most Viewed
Text Widget

Here is a text widget settings ipsum lore tora dolor sit amet velum. Maecenas est velum, gravida Vehicula Dolor

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a WTA - Desenvolvido por: Nova Singular