• outubro

    23

    2017
  • 127
  • 2
Como se preparar para a estação de monta

Como se preparar para a estação de monta

Saber como se preparar para a estação de monta pode ser um fator decisivo para o sucesso das suas inseminações artificiais. Por isso, o blog da WTA traz dicas essenciais para que você se prepare da melhor forma para esse período do ano.

Cuidados sanitários com os animais

Antes do início de qualquer estação de monta, vale ressaltar que o profissional precisa estar atento aos cuidados sanitários exigidos para os animais que serão inseminados. Fique atento às doenças da esfera reprodutiva, como brucelose, tricomonose, campilobacteriose, leptospirose, rinotrqueíte infeciosa (IBR) e a diarreia viral bovina (BVD). Adote um programa de controle sanitário do rebanho e minimize os riscos das doenças infecciosas que podem influenciar no resultado final.

Cuidados nutricionais

Assim como é importante a preocupação com as condições sanitárias, o cuidado com a alimentação dos animais que serão inseminados também se faz necessário para obter melhorares índices de prenhez.

Durante as diversas fases reprodutivas, existe a necessidade de que os níveis de proteína, energia, minerais e vitaminas sejam suficientes para atender às exigências nutricionais das matrizes, consulte um zootecnista sempre que necessário. A nutrição do animal é sempre primordial para todo o processo.

Escolha do sêmen de qualidade

Consulte os catálogos de Centrais de Venda de Sêmen e se informe sobre as avaliações genéticas de seus reprodutores. Se atente a determinados indicadores, como o DEP (desempenho esperado na progênie) e adquira as doses de fontes confiáveis. As informações são divulgadas por diversas empresas de nome, como a Embrapa, ABCZ, Conexão Delta,  etc.

Compra dos instrumentos e escolha do inseminador

Se você decidir que usará a inseminação artificial para garantir os resultados desejados, atente-se para a compra de todo material de qualidade necessário; bainhas descartáveis, descongelador de sêmen automático, que lhe auxiliará na preservação das características do sêmen, aplicadores, luvas, cortadores de palhetas, entre outros.

Independente do manejo a ser adotado, a escolha de um profissional capacitado para a função é primordial. Um profissional que saiba fazer o processo de inseminação artificial, tenha higiene correta, habilidades e cuidados com os animais a serem manejados, além de um bom domínio dos equipamentos e esteja preocupado com o seu sucesso na cadeia de produção animal.

Se você tem mais dúvidas sobre como se preparar para a estação de monta deixe sua pergunta nos comentários! Esperamos que tenhamos lhe ajudado a entender como se preparar para a sua estação.

LEAVE A COMMENT

You comment will be published within 24 hours.

Cancel reply

2 COMMENTS

  • Josmar Miotto
    7 de novembro de 2017, 08:12 REPLY

    Muito interessante o material.

  • nana guimaraes
    13 de novembro de 2017, 12:21 REPLY

    gostaria de saber mais saber como diminuir a mortalidade de bezerros ate os 3 meses de idade.
    desde curso branco e preto , bezerros que demoram a mamar , moles , e morte subita .
    obrigada

COST CALCULATOR

Use our form to estimate the initial cost of renovation or installation.

REQUEST A QUOTE
Latest Posts
Most Viewed
Text Widget

Here is a text widget settings ipsum lore tora dolor sit amet velum. Maecenas est velum, gravida Vehicula Dolor

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a WTA - Desenvolvido por: Nova Singular